Em dezembro de 2019, a Organização Social Mãos Amigas foi contratada emergencialmente pela Prefeitura de Guapiara para assumir a gestão do Hospital Municipal, do Ambulatório de Especialidades Médicas e de oito unidades de Estratégia da Saúde da Família do município: Empossados, Monjolada, Jardim Canuto, Paes, Santo Antônio, Pinheiros, Ribeiros e Elias. Com a chegada da pandemia, o contrato foi prorrogado até o final de 2020.
De forma concomitante, a Prefeitura de Guapiara realizou o chamamento público 02/2020 para gerenciamento e execução de ações de saúde nas unidades citadas. O processo teve problemas e estava sendo questionado devido a irregularidades no seu andamento. Com a chegada do novo Governo Municipal, o chamamento foi cancelado. O contrato emergencial, prorrogável até o fim do chamamento público, foi encerrado de forma abrupta e unilateral pelo município, deixando inclusive parcelas do contrato em atraso.
Desde então, a Mão Amigas tem negociado com a Prefeitura de Guapiara o pagamento desses valores pendentes, que inclui as verbas rescisórias dos colaboradores. Importante esclarecer que, por ser uma Organização Social, que visa exclusivamente a promoção social e da saúde, sem qualquer finalidade lucrativa, a Mãos Amigas depende desses pagamentos para cobrir todos os custos previstos.
Por fim, a Mãos Amigas se solidariza com todos os colaboradores que dedicaram seu talento ao povo de Guapiara, procurando sempre oferecer serviços de Saúde de excelência, que também é marca da Organização, e segue em negociação intensa na perspectiva de sensibilizar a atual gestão da importância em viabilizar o cumprimento célere do que foi acordado entre as partes
A Mãos Amigas segue à disposição para todos os esclarecimentos até a solução definitiva desse caso. Para contatos e mais informações: rh.guapiara@maosamigas.org.br