As unidades compõem o serviço de atendimento em Saúde Mental em Araçariguama. No CAPS-I o atendimento ao paciente inclui, além de medicamentos, psicoterapia, visita domiciliar e atendimento à família. A unidade trabalha em regime de porta aberta, com a função de acolhimento e tratamento dos pacientes.
Na Residência Terapêutica os moradores contam ainda com o apoio de cuidadores e serviços de enfermagem durante 24h e tem atividades voltadas à terapia ocupacional e ressocialização. Participam de atividades desenvolvidas e relacionadas por meio de dinâmicas individuais e em grupos, além de oficinas terapêuticas, atendimento à família e ações de reabilitação psicossocial.
Essas unidades fazem parte de um grande sistema de assistência orientado pelos princípios fundamentais do SUS, de universalidade, equidade e integralidade.A atuação de unidades como o CAPS-I e a Residência Terapêutica permite substituir, progressivamente, o modelo hospitalocêntrico e manicomial, de características excludentes e opressivas.