As unidades de Residência Terapêutica e o Centro de Atenção Psicossocial I de Araçariguama – SP, completaram dois anos de funcionamento nesse mês de maio. As unidades são gerenciadas pela Organização Social Mãos Amigas. Foram inauguradas em 2018 e contaram com o apoio do governo federal. O objetivo das unidades é oferecer um tratamento humanizado e inclusivo, em oposição ao modelo manicomial.
A Residência Terapêutica conta com atividades desenvolvidas e relacionadas por meio de dinâmicas individuais e em grupos, além de oficinas terapêuticas, atendimento à família e ações de reabilitação psicossocial. No local, os moradores contam ainda com o apoio de cuidadores e serviços de enfermagem durante 24h e tem atividades voltadas à terapia ocupacional e ressocialização.
Já o CAPS de Araçariguama trabalha em regime de porta aberta, com a função de acolhimento e tratamento dos pacientes. O usuário que procura o CAPS participa da elaboração de um Projeto Terapêutico Individual específico para as suas necessidades e demandas.
Gestão que prioriza pessoas – As unidades de atendimento para a saúde mental em Araçariguama são gerenciadas pela Organização Social Mãos Amigas. A entidade tem 10 anos de experiência em dar suporte ao poder público no atendimento em serviços de saúde, educação e outras áreas. É reconhecida pela qualidade na prestação de serviços e na excelência de seus profissionais.