Duas equipes de médicos e fisioterapeutas tomaram uma medida diferenciada para assegurar o atendimento de pacientes de Covid-19 em estado grave. Trata-se da utilização coletiva de respiradores. O procedimento, adotado no Pronto Atendimento de Araçariguama e no Hospital Municipal de Guapiara, permite que um mesmo respirador seja utilizado por até quatro pessoas. No entanto, seu uso de forma coletiva deve atender critérios como semelhança física e de quadro clínico entre os pacientes, entre outros.
Segundo a fisioterapeuta Andreia Ribeiro da Silva, a adaptação é feita com com base em um artigo científico publicado em 2006 pelo médico estadunidense Greg Neyman. Ele prevê o uso de até quatro pacientes utilizando o mesmo ventilador mecânico em casos de extrema necessidade. Nesse sentido, o coordenador do Pronto Atendimento de Araçariguama, Dr. Winner Breda Boer, reforça que a medida é de caráter provisório, até que se possa avaliar a necessidade e as condições para remoção do paciente para outra unidade.
O uso de respiradores mecânicos para ventilar os pulmões é necessário para uma média de 5% dos infectados pela Covid-19, que chegam a um estágio grave da doença. Considerando os crescentes números de casos em todo o País, a situação pode ser crítica em pouco tempo. Por isso, a melhor opção é seguir em isolamento social sempre que possível, tomar as medidas individuais de higienização e prevenção, como o uso de álcool em gel e máscaras ao sair de casa.
Qualidade na gestão – A unidade de Pronto Atendimento de Araçariguama e o Hospital Municipal de Guapiara são gerenciados pela Organização Social Mãos Amigas. A entidade tem 10 anos de experiência em dar suporte ao poder público no atendimento em serviços de saúde, educação e outras áreas. É reconhecida pela qualidade na prestação de serviços e na excelência de seus profissionais.
A Organização Mãos Amigas, através de sua Equipe Multiprofissional, e seu Coordenador Dr. Winner, junto às Fisioterapeutas Juliana e Andreia, especialistas em Fisioterapia do Sistema Respiratório, demonstram as ações adotadas para melhor atender os pacientes no Pronto Atendimento Municipal de Araçariguama, em atenção aos protocolos relacionados ao COVID 19.O PA de Araçariguama é uma das unidades sob Gestão da Organização Mãos Amigas.
Posted by Organização Social Mãos Amigas on Thursday, March 26, 2020